fbpx

Como construir um piso de madeira

Defeitos que aparecem ao se construir um piso de madeira são freqüentes e erroneamente atribuídos ao material usado, quando são verdadeiramente causados pela condição do material quando instalado, ou por deficiências do projeto, da construção ou da manutenção.

 A MADEIRA DEVE PERMANECER SECA!

Quando se quer construir um piso de madeira deve-se atentar que a madeira seca absorve umidade não apenas pelo contato direto com a água, mas também de outras fontes comumente negligenciadas.
Ela pode absorver umidade na forma de vapor do ar saturado ou através do contato com concreto, alvenaria ou solo úmidos.

A proteção da madeira contra a umidade geralmente requer que:

ela seja mantida fora do contato direto com o solo e a água;
haja circulação de ar em áreas úmidas;
as faces expostas sejam protegidas com tintas, vernizes, ou outros tipos de cobertura.

Há quatro regras de projeto para se evitar apodrecimento em membros de madeira

drenagem livre ou detalhes de construção apropriados onde a madeira entra em contato com áreas planas, tais como colunas sobre lajes de concreto;

boa ventilação para prevenir-se a acumulação de ar saturado de umidade em espaços em porões, sob escadas e áreas sob madeiramento de piso de madeira.
O solo deve ser coberto por filmes impermeáveis para evitar a evaporação em sua superfície, espaços fechados devem ser ventilados;

proteção da madeira contra vapor condensado que ocorre em tubos d’água fria ou em vidros de janelas em locais de clima frio, especialmente em banheiros e cozinhas. O isolamento de tubos d’água fria pode reduzir a condensação em sua superfície, outra solução é dependurá-los afastados da madeira;

uso de impermeabilizantes ou filmes protetores que evitam a absorção de umidade do solo, concreto ou alvenaria pela madeira. O uso de barreiras de vapor sob lajes de concreto pode evitar a absorção de umidade do solo.

Referências:

http://www.usp.br/nutau/madeira/paginas/casa%20virtual/cuidados.htm

https://taipaarquitetura.wordpress.com

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

não vá agora!

Receba em primeira mão, novidades e descontos exclusivos.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by