fbpx

Madeira transparente: Inovação

Um grande avanço para baratear produtos transparentes foi dado. A madeira transparente foi possível com o aproveitamento das características especiais da madeira.

A inovação consiste na manipulação da madeira pronta, não a árvore viva! O que possibilita ser obtida de diversos tipos de árvores.

A madeira é de longe o material mais usado em diferentes tipos de construção, observa o pesquisador. Além de ser um recurso renovável, também oferece excelentes propriedades mecânicas, como a resistência, a baixa densidade – que conferere leveza ao material – e a baixa condutividade térmica, que proporciona bom isolamento diante de mudanças extremas de temperatura.

Pode substituir vidros e janelas

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painés solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, disse à BBC Brasil o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

“Trata-se portanto de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painés solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas para o uso da energia solar, como o Brasil”, acrescenta ele.

Para criar a madeira transparente, os pesquisadores suecos desenvolveram um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira.

“Quando a lignina é removida, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explica Lars Berglund.

Na pesquisa sueca, a madeira transparente foi fabricada a partir da madeira do pinheiro e do pau de balsa.

“Mas qualquer tipo de árvore pode ser usada, e já planejamos trabalhar com diferentes tipos de madeira”, diz Berglund.

Ficamos no aguardo visto que o próximo passo dos pesquisadores do KTH será desenvolver o grau de transparência da madeira, e aperfeiçoar o processo de produção do novo material. Lars Berglund calcula que a fabricação da madeira transparente em escala comercial poderá ser iniciada dentro dos próximos anos:

“Já demonstramos que é possível fabricar a madeira transparente, em escala laboratorial. Agora, serão necessários investimentos para iniciar a produção comercial do novo material. E também desenvolver a técnica para que, nos próximos anos, também possamos transformar as próprias janelas e paredes das casas em painés solares.”

Referência:

BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160401_cientistas_madeira_transparente_rm

Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan – KTH): https://www.kth.se/en/che/divisions/biocomposites/welcome-to-the-division-of-biocomposites-1.18856

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

não vá agora!

Receba em primeira mão, novidades e descontos exclusivos.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by