fbpx

Guia Prático para construir um Deck de Madeira

Um deck de madeira bem planejado valoriza qualquer espaço. E sendo um elemento de decoração multifuncional, as possibilidades dependem apenas da criatividade de quem está planejando o espaço.

Eles são muito usados em áreas externas das casas, principalmente em volta da piscina ou em um espaço de lazer ao ar livre. Seu aconchego torna qualquer almoço de domingo em um momento de paz e alegria com as pessoas mais queridas.

Além disso, o estilo de decoração rústico contemporâneo é marcado pela presença de linhas retas, cores neutras acima de tudo, a funcionalidade dos objetos e móveis. O que define perfeitamente o uso de decks na área de lazer.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre eles. Vamos descobrir!

Por que investir em um Deck de madeira?

Os espaços abertos destinados ao lazer podem ser bonitos, sofisticados e funcionais aos moradores e visitantes. O deck de madeira é uma forma de embelezar os ambientes e deixá-los mais agradáveis. Mas a estética não é tudo!

Esse item oferece muito conforto quando usados no acabamento de uma hidromassagem, na beira da piscina ou até mesmo no jardim. Olha só:

Segurança:

Uma das principais características do deck de madeira é ser antiderrapante.

Limpeza:

Quando é instalado ao redor da piscina sobre pequenos pilares, tem função de filtro, retendo pequenas folhas trazidas pelo vento. Dessa maneira, impede-se a presença de sujidades na água.

Equilíbrio Térmico:

Outra característica se dá durante a instalação, que sempre é deixado um espaço para circulação de ar, mantendo a temperatura do piso agradável, independente da intensidade do sol.

Praticidade:

Também são impermeáveis, uniformes, invulneráveis aos cupins, fáceis de limpar, não são corroídos por produtos químicos e são resistentes ao sol.

Sem bagunça:

O deck de madeira pode ser usado sobre outros revestimentos, sem a necessidade de uma grande construção. 

Mas qual Madeira devo usar?

A primeira coisa que você precisa saber antes de decidir qual madeira utilizar no seu deck, é o local onde esse material será instalado. Em áreas mais agressivas como piscinas, onde o sol e a chuva incidem diretamente durante todo o dia, o ideal é que se use madeiras de maior qualidade. Dessa forma, você previne a escolha de madeiras propensas ao apodrecimento em menos de 10 anos, que trariam grandes gastos com manutenção.

Abaixo fizemos um Ranking com as melhores madeiras para decks disponíveis no mercado brasileiro. Os critérios avaliados foram: Durabilidade, Resistência e Acabamento final. Vamos lá:

Cumaru

O Deck Cumaru Macal é o deck mais vendido no Brasil devido a sua tonalidade clara e fino acabamento. Essa madeira te oferece mais de 50 anos de durabilidade.

Garapeira

O Deck Garapa Macal tem uma tonalidade clara, que vai do amarelo claro à cor de mel. É sem dúvida a opção de melhor custo benefício. Sua durabilidade é de mais de 30 anos.

Itaúba

Trata-se de uma madeira com textura média e uniforme, com cor amarelo-oliváceo, que se torna castanho escuro com o tempo. Além disso sua durabilidade é muito alta.

Saiba quais os cuidados necessários com o Deck de madeira

Para a construção de um bom deck é preciso levar em consideração a impermeabilização, já que se for ao ar livre o espaço deverá ficar molhado frequentemente. Além disso, a exposição aos raios solares e necessidade de proteção antiderrapante também são importantes.

Os cuidados com o deck são específicos como o restante da casa. Assim como a manta asfáltica é usada para ajudar na proteção do telhado contra a chuva, o deck de madeira precisa ser bem tratado para que a madeira não estrague com a umidade.

2 itens para levar em conta antes de começar 

1. Faça um bom planejamento antes de instalar o Deck de madeira

Antes de qualquer coisa, é fundamental planejar bem o espaço onde ficará o deck. Para isso, meça o local e calcule quantas peças ou módulos serão necessários. Sempre que possível, procure auxílio de um profissional.

2. Escolha uma cor de madeira que combine com os revestimentos

Instalar um deck em sua área externa é sinônimo de beleza e sofisticação. Mas, para que o projeto atenda às suas expectativas, é preciso que todos os elementos do local estejam em harmonia.

É necessário escolher um tom de madeira que combine com os demais revestimentos do ambiente, além dos objetos decorativos. Se você tem medo de errar, lembre-se de que as cores neutras combinam com quase tudo. De toda forma, a orientação é: quanto mais escura a madeira, mais claros devem ser os outros objetos e revestimentos.

Quer construir o seu? A Schreiner Madeiras tem as melhores matérias-primas para construir seu deck: a madeira de ItaúbaGarapeira e CumaruClique aqui e solicite um orçamento sem compromisso agora mesmo.

Siga-nos no Facebook e Instagram!

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

não vá agora!

Receba em primeira mão, novidades e descontos exclusivos.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by