fbpx

Construção de madeira é a melhor aposta! Saiba porquê

A construção de madeira é uma das mais tradicionais, e permanece forte mesmo em meio a tantos métodos e tecnologias construtivas que surgiram nos últimos tempos. Entretanto, por ser assim tão tradicional, ela é vista como um material ultrapassado.

E nesses casos, a opção de fazer construção de madeira é frequentemente rejeitada em troca de outros materiais, como o concreto e o aço. No entanto, esse é um material que oferece muitas possibilidades para o setor da construção.

Muitos avanços tecnológicos e novos tratamentos permitem maior segurança e eficiência. E especialistas têm apostado fortemente na construção de madeira para os próximos anos. Mas para que isso seja possível é importante saber onde ela pode ser usada e quais suas vantagens! Continue a leitura e descubra tudo isso e muito mais.

Como usar madeira na construção?

A madeira pode ser utilizada de diferentes maneiras quando incorporada às edificações. Neste caso, é comum classificar a construção de madeira de acordo com a finalidade de aplicação:

Pesada

Peças de madeira que atuam como vigas e tábuas. São utilizadas em estruturas e coberturas;

Leve

Peças utilizadas na forma de forros, painéis, lambris e guarnições, por exemplo;

Interna

Diz respeito ao uso de esquadrias para portas e janelas.

E em meio a essas categorias, a madeira pode aparecer na construção como:

Coberturas

A construção de madeira mais tradicional é o madeiramento de telhados com tesouras, caibros, terças, tirantes e pontaletes. Esse uso exige técnicas específicas de cálculo de consumo de materiais e de custos;

Estruturas

Para edificações com diversas tipologias, pilares e vigas podem ser feitos de madeira. A construção de madeira exige cuidados e conhecimentos técnicos muito específicos.

Depois disso, você deve estar se perguntando o motivo principal para escolher a madeira, e não outros materiais. A resposta você encontra agora.

Vantagens da construção de madeira

Se planejada, projetada e executada adequadamente, a construção de madeira apresenta diversas vantagens competitivas. Olha só:

  • O aspecto econômico é um grande conta pontos para a construção de madeira.
  • Por já chegar ao local praticamente pronta para ser usada, ela proporciona redução na quantidade de resíduos e aumenta a produtividade no canteiro de obras.
  • É mais leve que outros materiais, e contar com fretes mais baratos.
  • Outro ponto positivo da construção de madeira é a versatilidade arquitetônica. Esteticamente, a madeira apresenta muitas possibilidades aos profissionais de arquitetura.
  • Naturalmente isolante, a madeira contribui também para o conforto térmico e acústico da edificação.
  • O consumo de energia para a produção e beneficiamento da madeira também é menor do que o de outros materiais, como o aço ou o gesso.

Mas, qual espécie usar?

Para usar o material na estrutura da casa, prefira espécies nativas como o cumaru e o itaúba, que apresentam alta densidade e resistem bem ao ataque de fungos e cupins.

O eucalipto e o pínus são as espécies mais populares entre as reflorestadas, mas cuidado! Apesar de serem consideradas mais sustentáveis, essas árvores não dispõem de alta resistência natural e pedem tratamento químico.

Não esqueça dos cuidados com a construção de madeira

Mas se sua construção é enterrada ou no subsolos, esse tipo de material deve ser evitado. A madeira tem grande sensibilidade à umidade e quando em contato com a água funciona como uma “esponja”, se dilatando constantemente.

Quem planeja construir a casa em madeira precisa realizar um tratamento químico no solo ao redor da moradia para evitar o cupim. Além desse cuidado, vale apostar em impermeabilizantes. Toda a madeira exposta deve ser protegida com verniz ou stain.

Responsabilidade Ambiental

Com o desmatamento das florestas brasileira, é preciso adquirir o material de forma consciente. Fatores como estar atento à seleção de fornecedores e escolher as espécies ideais para cada parte da construção contribuem para um menor impacto ambiental.

Exija as Certificações

Selos como FSC Brasil, que é um sistema de certificação florestal que identifica produtos oriundos do bom manejo florestal e o Certflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) seguem as normas da ABNT e do Inmetro.

Para não fazer confusão, saiba que madeira certificada e madeira legal não são a mesma coisa. A madeira certificada, além de seguir as exigências das leis, considera outros aspectos ambientais, sociais e econômicos na atividade de exploração. Enquanto a madeira legal só atende as exigências de extração.

Está pronto para iniciar sua obra? A Schreiner Madeiras é uma empresa certificada e possui as melhores madeiras para sua construção: a madeira de Itaúba e Cumaru! Clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo.

Siga-nos no Facebook e Instagram!

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

não vá agora!

Receba em primeira mão, novidades e descontos exclusivos.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by